1.9.09

Oeiras

» ISALTINO MORAIS APOSTA NO GRAFFITI





Quase de um dia para o outro, Oeiras acordou com túneis e paredes de viadutos cobertos por flores, ondas e árvores pintadas. "Desde o ano passado, estamos a recuperar pinturas feitas de forma desorganizada em paredes, de maneira a reabilitar zonas de passagem recorrendo a graffiti", conta ao i Madalena Castro, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Oeiras.

O projecto está praticamente concluído e inclui a recuperação dos túneis de acesso a três praias - duas em Santo Amaro de Oeiras e uma em Paço d'Arcos -, das paredes do viaduto da rotunda de Porto Salvo e do túnel de Carnaxide (o último projecto, por concluir).

Mas é no modo de reabilitar que está a novidade: "O objectivo era humanizar", sublinha a vereadora. Para isso, a autarquia contratou uma equipa de quatro graffiters e pediu-lhes propostas para as áreas escolhidas. Perto da praia, os desenhos ligados ao mar foram o tema escolhido; na zona urbana, natureza e ambiente dominam.

"À medida que fazemos o trabalho, o espaço e o projecto inicial acabam por transformar- -se", diz ao i Sérgio Odeith, um dos graffiters. "É engraçado. Quando colocamos o primário (que nós somos como os pedreiros) nunca ninguém diz nada, mas quando já se vêem os desenhos, as pessoas apitam e fazem sinal de que gostam." A reacção tem sido, portanto, positiva e Madalena Castro diz que a autarquia não exclui novos projectos.


*Fonte: Jornal i

1 comentário:

Anónimo disse...

este isaltino pode ser grande amigo dos graffiti mas é um corrupto julgado e condenado k ag se apresenta como candidato em Oeiras...

fucked up...