8.7.09

Picasso

// Light Graffiti

Há sempre coisas que surgem e, inesperadamente, suscitam interesse um pouco por toda a parte numa questão de dias ou semanas tornando-se numa moda global.

E algumas delas são estranhamente conotadas com a arte urbana. Hoje em dia qualquer coisa diferente é "street art" e "graffiti" é nome para tudo. Este aglomerado de coisas que se associam à arte de rua não só faz com que a sua essência seja esquecida como desrespeita aqueles que realmente fizeram com que ela surgisse, se mantivesse presente e se expandisse universalmente.

O Light Graffiti teve o seu boom nos últimos 2/3 anos e é frequente lidarmos com este espectáculo visual em exposições, nas notícias, nas revistas, em sites ou até mesmo em anúncios publicitários. É uma novidade.

Mas há precisamente 60 anos atrás alguém já tinha tornado este assunto tão sério dos dias modernos numa simples brincadeira para um fotógrafo. Esta é a diferença de um génio.

Em 1949, o fotógrafo da Life Gjon Mili foi ao encontro de Pablo Picasso e, em conversa, mostrou-lhe algumas fotografias que tinha tirado a uns patinadores no gelo com umas pequenas luzes nos patins.

Picasso absorveu, magicou...e criou.





Sem comentários: