30.3.09

Guerra ao graffiti nos comboios

// TVI 24

Lisboa - Guerra aos grafites nos comboios: CP e FERTAGUS optam pela remoção de composições, videovigilância ou revestimentos inovadores

O combate aos grafites nos comboios na zona da Grande Lisboa é uma batalha diária para a CP e a FERTAGUS que optam por soluções tão diversas como a remoção de composições vandalizadas, videovigilância ou revestimentos inovadores, refere a Lusa.

Para os utilizadores, as composições da FERTAGUS, na Margem Sul, parecem mais limpas mas tudo se deve à estratégia da empresa em retirar as composições quando são vandalizadas. Por seu turno, a CP, opta por soluções mais preventivas, com videovigilância.

Segundo Paulo Cerqueira, técnico superior da Fertagus, «o custo médio de limpeza de graffitis nos comboios» varia entre 15 a 20 euros por metro quadrado, «em função da dificuldade de limpeza da área afectada».

Já a CP não quis adiantar números relativos aos custos inerentes à limpeza de grafites nos comboios da transportadora.

Para lidar com estes actos de vandalismo, a FERTAGUS procura «fazer uma vigilância, o mais apertada possível, do material circulante», diz Paulo Cerqueira.

A nível «correctivo», a FERTAGUS «faz os possíveis para retirar qualquer composição que esteja com graffitis», explicou. Até porque «o objectivo de quem faz o graffiti é mostrar» a sua obra, pelo que se as composições estão grafitadas isso irá incentivar outros artistas.

«Nós retiramos os comboios quando é tecnicamente possível», disse Paulo Cerqueira, que considera este empenho um «ponto de honra» da transportadora nesta questão.

No que respeita à CP, fonte da empresa disse que a transportadora «está atenta ao problema das pinturas de graffiti e tem procurado soluções cada vez mais eficazes e rápidas de prevenção e na limpeza de comboios e instalações».

Nesse sentido, tem insistido num «dispositivo de segurança física e tecnológica com vista a evitar comportamentos anti-sociais, como é o caso destas pinturas», refere a empresa em comunicado.

Durante a noite, os comboios das transportadoras são guardados em parques específicos com segurança dedicada.

A CP referiu ainda que «estão a ser testadas novas soluções, nomeadamente de aplicação de novos materiais no exterior de comboios que facilitam a remoção dos graffitis».

4 comentários:

Anónimo disse...

Fora os processos que estão a correr em tribunal...

Anónimo disse...

guerra a cp !!!

herodes disse...

Amaior parte dos atrasados mentais que grafita comboios, não passam de bêbados drogados e cobardes que só atuam pelas costas, não percebem nada do que estão a fazer, são uns autenticos BURROS, ALGUNS NEM SEQUER DEVEM SABER ESCREVER, apenas estragam tinta e sujam o nome dos verdadeiros graffiters, porque não desenha com criatividade seja lá o que for , quem quer , apenas quem sabe. Na estação de Aveiro, por exemplo, alguns desses atrasados mentais têm grafitado alguns comboios cobardemente, e o que fazem é uma verdadeira ABERRAÇÃO, NÃO TEM PONTA POR ONDE SEPEGUE NEM OS DESENHOS NEM A COMBINAÇÃO DAS CORES, NADA, UMA AUTENTICA DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE MASSA CINZENTA E DE VINHO A MAIS.

herodes disse...

Mas informo também que alguns já estão referenciados, e é só uma questão de tempo.