19.6.09

RBSG 09

// Red Bull Street Gallery 2009



A Red Bull Street Gallery deste ano foi a mais secreta de sempre.

Mantendo a filosofia e o mesmo número de artistas, desta vez os seus nomes não foram revelados ficando identificados como "Crasher's". Do "Crasher 01" ao "Crasher 10", todos invadiram um Museu da cidade de Lisboa no dia em que se celebra o Dia Internacional dos Museus.

A iniciativa, como sempre bem conseguida e com uma imagem extremamente bem trabalhada, pecou no entanto pela originalidade. Verdadeiramente "a la Banksy", os contornos da temática deste ano - "We are moving in" - eram em tudo semelhantes ao que o artista britânico fez sozinho há uns anos atrás: Invadir um Museu e colocar lá dentro uma obra de uma forma clandestina.

Pouco se ouviu falar da iniciativa até porque a estratégia de Marketing da equipa da Red Bull este ano foi mais contida. Tanto que só tem acesso aos conteúdos da edição deste ano (informações e registos das dez acções em vídeo e em imagem) quem tem um código para aceder ao site...

Muito secretismo que o Cartel desvenda um pouco através de algumas imagens. Afinal de contas deveríamos todos ter acesso ao que se vai fazendo em Portugal.










1 comentário:

Pedro Soares Neves disse...

concordo plenamente com o post, inclusive eu como artista participante acho que o desenho da proposta a lá banksy, "forçou" os "crachers" a produzir dentro de uns moldes demasiado contidos, sem que depois fosse franca a divulgação, abafando o trabalho de cada um, pondo em evidencia a marca. A ideia é boa, os resultados também, tenho esperança de com o tempo se saiba tudo.