30.1.09

Museu Efémero

// O pimeiro a nível mundial

O primeiro Museu Efémero do mundo, criado pela Leo Burnett Lisboa para a Pampero Fundación, expande as suas fronteiras. Depois do Bairro Alto, novas galerias nascem em São Bento e Amoreiras, onde clássicos e novos talentos se juntam para mostrar o melhor da street art nacional e internacional. Para ver a partir de 29 de Janeiro de 2009.

Em Julho de 2008, a Leo Burnett transformou as ruas do Bairro Alto num verdadeiro museu a céu aberto. O conceito encaixou de forma perfeita numa zona de Lisboa conhecida por ser um lugar de culto do grafitti e de outras formas de street art. Tinha nascido o Museu Efémero.

O êxito foi imediato e, seguindo o mesmo conceito, as zonas de São Bento e Amoreiras foram as eleitas para a expansão do Museu Efémero, um espaço vivo, sempre em crescimento e com a ambição de tornar-se na maior galeria de arte do mundo.

A ideia, que a Leo Burnett desenvolveu para a marca de rum Pampero, é dar e aos artistas que vemos todos os dias nas ruas o reconhecimento que merecem. Para que tal aconteça foi feito um levantamento exaustivo das melhores manifestações de arte de rua (grafitti, stencils e stickers), separando o que é arte do que é vandalismo, identificámos e marcámos os trabalhos (autor e título).

Mais uma vez importa referir que este projecto não se configura enquanto incitação à produção de graffiti e a actos de vandalismo geralmente associados, mas serve apenas para chamar a atenção para a necessidade de dar espaço e voz a este tipo de arte que se apresenta como algo perfeitamente distinto de vandalismo, tal como aconteceu por exemplo no Museu Tate Modern, em Londres.

Nas novas galerias de São Bento e Amoreiras é possível contemplar o trabalho de várias gerações de artistas, de nacionalidades diversas. Destacamos nomes como Exas, Creyz, Rote, Eko e Mito, Time, Pariz, Youth, From de Cave, Mace ou o internacional Kenor. No Bairro Alto, destacam-se figuras de renome internacional como Dolk e Jef Aerosol, bem como artistas nacionais em ascensão, como Efeito Magenta ou o Colectivo Bitmap.

Para iniciar a sua experiência no Museu Efémero, sugerimos que visite o nosso blog, onde poderá conhecer as obras e os artistas, efectuar o download do audioguia para o seu leitor de mp3 (disponível em português e inglês) e imprimir o mapa com os vários roteiros do Museu Efémero. Aproveite também para conhecer um pouco mais da marca Pampero, dinamizadora deste projecto.

O Museu Efémero não vai parar por aqui. Novas localizações, a nível nacional e internacional, estão já a ser pensadas.

Chacho Puebla, Director Criativo Executivo da Leo Burnett, afirma: “O museu está mais vivo que nunca. Ampliar a estes novos espaços era umas das etapas que estavam planeadas quando criámos o museu. Estamos a tentar fazê-lo crescer, não apenas para novas cidades portuguesas, mas para a Europa e outras partes do mundo. É uma ideia muito poderosa e sem dúvida faz crescer a imagem da Pampero no mercado. É este o nosso verdadeiro objectivo.”

Sem comentários: