6.1.09

exposição vhils

// "Even if you win the rat race, you´re still a rat."



Quem: Alexandre Farto aka Vhils
Onde: Vera Cortês, Lisboa
Quando: De 9 de Janeiro a 21 de Fevereiro

Alexandre Farto expõe "Even if you win the rat race, you're still a rat" na Vera Cortês, Agência de Arte, em Lisboa de 9 de Janeiro a 21 de Fevereiro de 2009. Sobre a mostra publica-se o texto de Cíntia Gil.

Alexandre Farto (aka Vhils) é um artista que tem vindo a construir um percurso que faz confluir dinamicamente uma plasticidade intensa com um pensamento social e político provocador e directo. Apesar de muitos dos seus trabalhos apresentarem slogans e statements claros e directos, a afirmação política do seu trabalho subverte a ideia de que o político se dá por comunicação – aqui, o político faz-se: desde já, desde o primeiro minuto, desde o desejo que cria uma imagem. Esta força inerente ao seu trabalho cresceu com o próprio artista: uma história de vida ligada à observação e à intervenção no espaço urbano, como um operário silencioso que reconhece e evidencia em cada superfície a humanidade que ela reclama, esconde ou esmaga – Alexandre Farto concentrou-se desde cedo num trabalho sistemático de encontro entre dois universos crescentemente afastados: a cidade e os que nela habitam – o anónimo faz-se espelho.

Se, anteriormente, Alexandre Farto desenvolveu um trabalho sobre o rosto – dar rosto, o dom do rosto, o rosto como limite e lugar de violência e renovação -, o seu trabalho actual realiza como que um regressar ao ponto inicial: a cidade – o lugar do comum, onde os rostos se diluem e se constituem a partir de um sistema abstracto de criação de individualidades standard – o lugar em que o comum e a comunidade se tornam continuamente conceitos quase inconciliáveis. O rosto da cidade, diríamos, torna-se agora matéria de um trabalho de evidenciação da densidade humana que a constitui, das fragilidades que compõem as suas relações, os seus percursos, das direcções dos olhares e das palavras que se cruzam diariamente em cada não-lugar. Regressar, ou antes, reconfigurar a cidade enquanto lugar – relacional, histórico, centrado em identidades (M. Augé). Transformar esta problemática do dar rosto a, da criação de lugares, numa questão latente em cada objecto e em cada elemento da cidade – os lugares podem ser transparentes, dar passagem de uns para os outros, dar entrada a habitantes inesperados, estranhos à sua planificação e administração.

Na Agência de Arte Vera Cortês, Alexandre Farto apresenta a sua primeira exposição individual. Sobre a demasiado evidente questão acerca do espaço expositivo e das intenções do seu trabalho, Alexandre responde com a simplicidade inquietante que caracteriza o seu trabalho: este é também um espaço da cidade, cujas paredes podemos escavar até à transparência ou, pelo menos, até à porosidade que permite o indivíduo que entra.
«Even if you win the rat race, you're still a rat» - o poder sobre o outro é uma ilusão que resulta da opacidade das paredes que colocamos em nosso redor.
Cíntia Gil



*Info: Vhils
Vera Cortês art agency
Avenida 24 de Julho, nº54, 1º esq
1200-868 Lisboa

veracortes.com

Sem comentários: