30.1.09

Carthelp

// Colaborações



Mais uma vez o apelo ás vossas colaborações. Todos os dias os fotolog's andam cheios, os myspace's e flickr's actualizados, e nada chega ao cartelurbe@gmail.com.
Todas as colaborações são bemvindas e necessárias porque aguentar o leme sozinho não é tarefa fácil.

O objectivo continua a ser divulgar o graffiti em Portugal e não "A" e "B", numa prespectiva diferente e informativa, numa tentativa de aproximação de todos os writers enquanto comunidade criativa e com potencial, mas também do graffiti ao público.

Um dos pormenores que faltavam era a possibilidade de acompanhar o blogue. Tornem-se, agora, "seguidores". Participem, comentem, divulguem, colaborem. As mais de 14500 visitas provam que vocês passam cá...e isso é motivador. Obrigado!

Paz, muita tinta e criatividade.

Cartel Urbe

Tae

// Porto - 2009

Museu Efémero

// O pimeiro a nível mundial

O primeiro Museu Efémero do mundo, criado pela Leo Burnett Lisboa para a Pampero Fundación, expande as suas fronteiras. Depois do Bairro Alto, novas galerias nascem em São Bento e Amoreiras, onde clássicos e novos talentos se juntam para mostrar o melhor da street art nacional e internacional. Para ver a partir de 29 de Janeiro de 2009.

Em Julho de 2008, a Leo Burnett transformou as ruas do Bairro Alto num verdadeiro museu a céu aberto. O conceito encaixou de forma perfeita numa zona de Lisboa conhecida por ser um lugar de culto do grafitti e de outras formas de street art. Tinha nascido o Museu Efémero.

O êxito foi imediato e, seguindo o mesmo conceito, as zonas de São Bento e Amoreiras foram as eleitas para a expansão do Museu Efémero, um espaço vivo, sempre em crescimento e com a ambição de tornar-se na maior galeria de arte do mundo.

A ideia, que a Leo Burnett desenvolveu para a marca de rum Pampero, é dar e aos artistas que vemos todos os dias nas ruas o reconhecimento que merecem. Para que tal aconteça foi feito um levantamento exaustivo das melhores manifestações de arte de rua (grafitti, stencils e stickers), separando o que é arte do que é vandalismo, identificámos e marcámos os trabalhos (autor e título).

Mais uma vez importa referir que este projecto não se configura enquanto incitação à produção de graffiti e a actos de vandalismo geralmente associados, mas serve apenas para chamar a atenção para a necessidade de dar espaço e voz a este tipo de arte que se apresenta como algo perfeitamente distinto de vandalismo, tal como aconteceu por exemplo no Museu Tate Modern, em Londres.

Nas novas galerias de São Bento e Amoreiras é possível contemplar o trabalho de várias gerações de artistas, de nacionalidades diversas. Destacamos nomes como Exas, Creyz, Rote, Eko e Mito, Time, Pariz, Youth, From de Cave, Mace ou o internacional Kenor. No Bairro Alto, destacam-se figuras de renome internacional como Dolk e Jef Aerosol, bem como artistas nacionais em ascensão, como Efeito Magenta ou o Colectivo Bitmap.

Para iniciar a sua experiência no Museu Efémero, sugerimos que visite o nosso blog, onde poderá conhecer as obras e os artistas, efectuar o download do audioguia para o seu leitor de mp3 (disponível em português e inglês) e imprimir o mapa com os vários roteiros do Museu Efémero. Aproveite também para conhecer um pouco mais da marca Pampero, dinamizadora deste projecto.

O Museu Efémero não vai parar por aqui. Novas localizações, a nível nacional e internacional, estão já a ser pensadas.

Chacho Puebla, Director Criativo Executivo da Leo Burnett, afirma: “O museu está mais vivo que nunca. Ampliar a estes novos espaços era umas das etapas que estavam planeadas quando criámos o museu. Estamos a tentar fazê-lo crescer, não apenas para novas cidades portuguesas, mas para a Europa e outras partes do mundo. É uma ideia muito poderosa e sem dúvida faz crescer a imagem da Pampero no mercado. É este o nosso verdadeiro objectivo.”

29.1.09

FIDEL ONLINE

// Sindicato



Mais um artista português a divulgar o seu trabalho online. Como sempre, vale bem a pena dar um check ao espaço do Fidel.

Passatempo

// H2Tuga e The Lab



O H2Tuga e a Megastore The Lab lançam um desafio de referências a todos os writers, mc's, dj's e b-boys. O objectivo é a elaboração de um "H2T" ou "H2Tuga" em qualquer formato, seja ele tag, lettering, em sketch, formato digital ou parede. A única exigência é ser mesmo um "H2T".

Depois, e até ao dia 1 de Março, enviá-lo para passatempos@h2tuga.net, juntamente com a vossa identificação e um link pessoal no caso de terem e pretenderem divulgação. O prémio para o vencedor é este pack da The Lab.

Todos os trabalhos enviados serão posteriormente expostos o que será motivo de reportagem do canal de televisão MVM.

Podem ver algumas das referências H2Tuga aqui.

*Info: H2Tuga

Back 2 beginning

// Exposição de telas e projecção de vídeos de graffiti

27.1.09

SPRAY MAGIC FINGERS

// @ LX Concept










*Fotos: Chezter H2T
*Obrigado H2Tuga

ATSOK

// 12M / Reis

26.1.09

MAR ONLINE

// Hello my name is Mar



Mais um website a surgir no panorama do graffiti português. Em hellomynameismar podem ser vistos trabalhos de rua e de galeria, numa mistura de graffiti puro e street art aliados ao design gráfico. Mais um que, claro, vale a pena visitar e divulgar.

23.1.09

You Tone

// Especial Cartel




Just writing my name

// Porto - 2008

BAIRRO ALTO NA TV ESPANHOLA

// EFE - 13 de Janeiro

22.1.09

SPRAY MAGIC FINGERS

// Pintura ao vivo no LX Concept

























O LX Concept apresenta uma sessão de pintura ao vivo de graffiti com os Magic Fingers - Pariz, Nomen, Eko, Vile. Este sábado, dia 24 Janeiro, a partir das 22h00.

Info* LX Concept: Estrada de Benfica 451 F/G 1500-080 Lisboa - a 2 minutos do café Califa | Tel. 214020426

Obrigado H2Tuga

OKER & MESK

// Anomalia Urbana

























De 22 de Janeiro (Inauguração ás 19h) até 10 de Fevereiro, Oker e Mesk apresentam Anomalia Urbana, na Fundação da Juventude, - Casa da Companhia - Porto.

*Info: Fundação da Juventude - Rua das Flores, 69 - Porto

16.1.09

EXPOSIÇÃO VHILS

// Inauguração "Even if you win the rat race, you´re still a rat."







9.1.09

MRDHEO UPDATE

// Novo mrdheo.com



A versão 2009 do website do Mr.Dheo já se encontra online. Um novo estilo mais clean e mais acessível e novas galerias e trabalhos.

A par deste lançamento está também o do blog, que vai contar com posts diversos e mais detalhados das futuras produções.

8.1.09

Doc & Aion

// Maia - 2008

Mar

// Lisboa - 2008


6.1.09

exposição vhils

// "Even if you win the rat race, you´re still a rat."



Quem: Alexandre Farto aka Vhils
Onde: Vera Cortês, Lisboa
Quando: De 9 de Janeiro a 21 de Fevereiro

Alexandre Farto expõe "Even if you win the rat race, you're still a rat" na Vera Cortês, Agência de Arte, em Lisboa de 9 de Janeiro a 21 de Fevereiro de 2009. Sobre a mostra publica-se o texto de Cíntia Gil.

Alexandre Farto (aka Vhils) é um artista que tem vindo a construir um percurso que faz confluir dinamicamente uma plasticidade intensa com um pensamento social e político provocador e directo. Apesar de muitos dos seus trabalhos apresentarem slogans e statements claros e directos, a afirmação política do seu trabalho subverte a ideia de que o político se dá por comunicação – aqui, o político faz-se: desde já, desde o primeiro minuto, desde o desejo que cria uma imagem. Esta força inerente ao seu trabalho cresceu com o próprio artista: uma história de vida ligada à observação e à intervenção no espaço urbano, como um operário silencioso que reconhece e evidencia em cada superfície a humanidade que ela reclama, esconde ou esmaga – Alexandre Farto concentrou-se desde cedo num trabalho sistemático de encontro entre dois universos crescentemente afastados: a cidade e os que nela habitam – o anónimo faz-se espelho.

Se, anteriormente, Alexandre Farto desenvolveu um trabalho sobre o rosto – dar rosto, o dom do rosto, o rosto como limite e lugar de violência e renovação -, o seu trabalho actual realiza como que um regressar ao ponto inicial: a cidade – o lugar do comum, onde os rostos se diluem e se constituem a partir de um sistema abstracto de criação de individualidades standard – o lugar em que o comum e a comunidade se tornam continuamente conceitos quase inconciliáveis. O rosto da cidade, diríamos, torna-se agora matéria de um trabalho de evidenciação da densidade humana que a constitui, das fragilidades que compõem as suas relações, os seus percursos, das direcções dos olhares e das palavras que se cruzam diariamente em cada não-lugar. Regressar, ou antes, reconfigurar a cidade enquanto lugar – relacional, histórico, centrado em identidades (M. Augé). Transformar esta problemática do dar rosto a, da criação de lugares, numa questão latente em cada objecto e em cada elemento da cidade – os lugares podem ser transparentes, dar passagem de uns para os outros, dar entrada a habitantes inesperados, estranhos à sua planificação e administração.

Na Agência de Arte Vera Cortês, Alexandre Farto apresenta a sua primeira exposição individual. Sobre a demasiado evidente questão acerca do espaço expositivo e das intenções do seu trabalho, Alexandre responde com a simplicidade inquietante que caracteriza o seu trabalho: este é também um espaço da cidade, cujas paredes podemos escavar até à transparência ou, pelo menos, até à porosidade que permite o indivíduo que entra.
«Even if you win the rat race, you're still a rat» - o poder sobre o outro é uma ilusão que resulta da opacidade das paredes que colocamos em nosso redor.
Cíntia Gil



*Info: Vhils
Vera Cortês art agency
Avenida 24 de Julho, nº54, 1º esq
1200-868 Lisboa

veracortes.com

5.1.09

Vhils update

// www.alexandrefarto.com



Alexandre Farto aka Vhils fez um update no seu site pessoal que inclui registos de projectos pessoais e colectivos do ano 2008, como o "The Can Festival" em Londres, o "The Outsiders" em Nova Iorque ou a "VSP'08" em Lisboa.

Como sempre, vale mesmo a pena acompanhar o trabalho do Vhils.

Galeria de Arte Urbana

// Rua de São Bento

Cruzar o património histórico e cultural da Rua de São Bento com a dinâmica urbana e contemporânea do evento Wild Painting Party Lx foi o desafio proposto para a criação do projecto "Rua de São Bento Galeria Viva de Arte Urbana". Convidámos os artistas participantes no WPP Lx, que é organizado pela associação Vaqueros de Barcelona, e outros que também quiseram aderir, para intervirem em espaços da rua, descrevendo o percurso urbano entre o passado e o presente que caracteriza a Rua de São Bento.

A rua é um espaço habitado, frequentado e participado, assim, este cruzamento baseia-se na interacção entre os artistas e os espaços existentes, numa fusão que ambiciona valorizar ambos: expressão e espaço. As intervenções serão conceptualizadas de acordo com as características dos espaços propostos, afirmando a presença da arte urbana na sua relação com o público e com os suportes em que se concretiza, descrevendo na Rua de São Bento um percurso de comunicação artística que permita esbater fronteiras estéticas, temporais e geracionais.

Os espaços propostos para a criação desta "Galeria Viva de Arte Urbana" são espaços degradados ou desocupados na Rua de São Bento, marcas da evolução ou da degradação do espaço urbano, que estabelecem relações negativas com o público. São por isso as pontes ideais para a expressão artística, em especial para a arte urbana, enquanto acção humanizadora e transformadora do espaço em diálogo permanente com as pessoas que nele vivem.

A primeira peça desta galeria foi pintada no dia 15 de Setembro pelos artistas Kenor e Sensible, o vídeo está disponível no YouTube:



Até ao final das Noites de São Bento, no dia 27 de Setembro, vão surgir obras de Vhils, Target, Fidel, Ficto, entre outros artistas.

Esta iniciativa da ACRSB foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Lisboa, em especial da Unidade de Projecto de São Bento, e dos proprietários dos espaços e paredes desta galeria: S.C.M.L., Construções 686 e EPUL.

*Info: Rua de São Bento

encounters exhibition

// Wedding through lines

2009

// Cartel de volta

Depois de uma paragem de duas semanas festivas o Cartel volta à carga.

Os desejos para 2009 passam pela consciência dos valores do graffiti e pelo apelo à união e amizade que caracterizam esta forma de expressão, mas também para que os writers e aqueles que gostam de graffiti vejam neste blog algo positivo e contribuam ainda mais para que ele se possa manter vivo. Enviem fotos, vídeos, artigos, entrevistas, notícias, exposições ou eventos e tudo aquilo que se inserir no espírito da coisa para cartelurbe@gmail.com.

A todos os votos de um bom ano e que o graffiti português continue a ultrapassar barreiras e fronteiras. Unam-se!