31.10.08

Ace

//Back in the days


Toman & Spy

//S.João da Madeira - 2008

North 2 South

//Leça da Palmeira - 2005

29.10.08

Bairro Alto

Been

// Olhão - 2007

Nurea & Glam

// Lisboa - 2007

27.10.08

Friday's Project @ Dolce Vita Porto

// Caos, Chure, Mar, Mr.Dheo & Oker







Colaboração para ATL de Valongo

// De Luís Miguel Magalhães

"Exmo.Sr: Gostaria de saber se conhece alguém que esteja disponível para pintar graffitis de forma gratuita, que o faça também por gosto e hobbie, trabalho este que seria feito em paredes de um ATL sem quaisquer fins lucrativos que acolhe crianças em situações precárias no Porto, mais especificamente em Valongo.

Tenho então vindo a estabelecer vários contactos a fim de me informar quais os artistas que estariam disponíveis e que são capazes de realizar este serviço com a qualidade pretendida.
No entanto, apesar de eu não estar relacionado com o ATL de forma directa, gostaria de eu pessoalmente tentar suportar os custos das latas de graffitis e deslocações, pois sei e compreendo que a solideriedade também sai do bolso como acontece agora no meu caso.

Ou então, se preferirem, estando eu ligado profissionalmente à internet e web marketing, preparar gratuitamente uma estratégia de web marketing que usualmente atingem milhares de euros, àquele ou aqueles que poderiam executar o serviço, por forma a aumentar os seus contactos e potencias clientes. Bem como, o ATL é visitado por vezes por instituições e empresas com fins lucrativos que colaboram nas doações ao mesmo e que poderão vir a ficar interessados nos serviços.

As pinturas serão possivelmente em 3 paredes interiores pois o ATL só possuí uma divisão. E os desenhos a pintar poderão ter a ver com vários aspectos, desde desenhos infantis, a animais, paisagens, universo, música ou desporto.

Poderei fornecer-lhe mais informações caso necessite das mesmas ou tenha alguma dúvida que possa ter sido suscitada.

Grato pela atenção dispensada. Agradeço uma resposta caso esta lhe seja possível.

Os meus melhores cumprimentos,

Luís Miguel Magalhães"

*Contacto: abcempresas@gmail.com

24.10.08

Stencilarte

// Projecto editado em livro



Vai ser elaborado um projecto sobre o aparecimento, percurso e panorama actual do stencil em Portugal.

Através desta pesquisa sobre o percurso do stencil em Portugal espera-se chegar a algumas conclusões sobre de que forma este se introduziu na sociedade portuguesa e quais as suas utilizações.

Todo o material recolhido ao longo desta tese virá a ser utilizado para compilar um livro sobre o tema.Para isso,é necessária a colaboração e o apoio dos próprios artistas da street art portuguesa, que para além de serem uma fonte de informação serão eles também as potenciais referencias artísticas presentes neste trabalho.

Procuramos contribuições para a divulgação do panorama nacional do stencil e respectivos artistas!

protect157@hotmail.com | protect157@gmail.com

Obrigado a todos pelas futuras contribuições e pela divulgação deste trabalho pelo meio.

*Info: http://stencilarte.blogspot.com/

Pariz, Ebzke & Rote

Noir

// Crime Sublime - Gaia

23.10.08

Pizz'Eime

// Eime - Exposição individual
























// Bella Dona & Eime sugerem

| Tela recheada com desenho original, decorada à moda do autor.
| Fazem-se acompanhar pelas outras 11, cobertas da mesma especialidade.
| De vários formatos e com especiarias ocidentais.
| Os preços variam consoante a escolhida.

"Espero que isto vos abra o apetite para uma visita e refeição ao Restorante | Pizzeria BELLA DONNA, em São João da Madeira, durante os próximos meses de Novembro e Dezembro."

Vão estar exposta 12 telas, dos mais recentes trabalhos do artista EIME,tornando possível uma óptima refeição acompanhada por arte decorativa original. Todas as telas vão estar à venda.

// Bella Dona

Rua do Comendador Raínho, nº 105
Telf: 256 831 950

Protect Iorself


22.10.08

Demo, Scorn, Dheo & Mat

//Gaia - 2002

Kayo

//Porto - 2007

Verso, Mollek & Ioda

//2008

20.10.08

CLASH COLLECTIVE '08

//Photoshoot
















*Font: Clash Collective and lars-jansen.com

AINDA BAIRRO ALTO

// Lisboa: Graffiti, um acto de "transgressão" que pode ser melhor em "paredes legais"

"O graffiti tem por base um acto de transgressão", considera o graffiter MAR, que entende contudo que paredes legais como a galeria de arte urbana inaugurada em Lisboa mostram o lado bom daquela forma de expressão. A limpeza das fachadas do Bairro Alto e a responsabilização dos graffiters ilegais é uma das medidas do plano de intervenção do Bairro Alto, promovido pela Câmara de Lisboa. Para enquadrar o graffiti enquanto forma de expressão artística foi inaugurada na sexta-feira uma galeria de arte urbana na Calçada da Glória, mas a interrogação é inevitável: O graffiti pode ser domesticado?

Para o graffiter MAR, que vive daquela arte há dez anos, a galeria "é um bom começo" e "funciona para mostrar o lado bom do graffiti", embora considere que paredes seriam preferíveis aos painéis que actualmente compõem o espaço. Apesar de MAR considerar que "a transgressão está na base do graffiti", locais onde possa ser realizado legalmente podem permitir criar obras mais perfeitas.

"Nós tentamos provocar alguma reacção, mas é pelo que pintamos, não é pelo sítio onde vamos pintar. Sabemos que há sítios ilegais onde se pinta e que há sítios legais onde se pode pintar com tempo e usando a técnica toda que temos para transmitir uma mensagem", conta. Num espaço autorizado, como a galeria da Calçada da Glória, "cria-se uma peça de arte que as pessoas conseguem apreciar". "Ontem, as pessoas que passavam no eléctrico até batiam palmas", conta. O artista distingue "o bom e mau graffiti" e diz que espaços como a galeria urbana dão a conhecer ao grande público que "nem toda a gente está no mesmo saco".

O Bairro Alto "faz parte do circuito de cidades a nível europeu que são passagem obrigatória por vários writers estrangeiros que querem deixar a sua marca", conta MAR, que prevê dificuldades na concretização do plano de intervenção da autarquia. Para MAR, a conciliação entre a limpeza e o estatuto de "passagem obrigatório para quem faz arte na rua" do Bairro Alto é possível "desde que haja respeito de parte a parte". "É praticamente impossível. Existe tanta gente a pintar, bom e mau, que dificilmente vão querer obedecer a regras impostas, porque a transgressão está na base do graffiti", considera.

MAR começou em "paredes ilegais", mas há dez anos que vive do graffiti, contratado por marcas, Câmaras municipais e particulares, num quotidiano que "não é fácil", mas oferece outras compensações "não em termos financeiros, mas de afirmação como artista". "A arte não é só para uma tela que fica na casa de alguém ou numa galeria XPTO, mas é também aproveitar as paredes da rua como telas e tentar criar qualquer coisa que mexa com quem passa e vê, como arte pública", afirma.

MAR tem por princípio não desenhar letras, "só bonecos e formas" e "usar a plasticidade da própria tinta para passar mensagens positivas". "Gosto de dar a entender que os graffitis não são só feitos por uns miúdos, para estragar, mas tentar chegar às pessoas de uma forma inteligente", explica. Para MAR, pintar graffitis, acto que considera "intrínseco à própria cidade", é "uma afirmação". "Queremos assumir o nosso papel nesta sociedade louca, feita de cidades cinzentas e dar-lhe um pouco mais de cor", conclui.

O plano de intervenção no Bairro Alto inclui a limpeza de fachadas e um protocolo com o Ministério Público que prevê, para casos de flagrante delito a pintar graffitis, a suspensão provisória do processo. Com esta medida, que exige o acordo do proprietário do imóvel danificado e do infractor, o infractor não vai a julgamento, a infracção não consta do seu registo criminal, mas é sujeito a "injunções", que vão desde a limpeza e pintura das fachadas à interdição de frequência do bairro.

A intervenção no Bairro Alto inclui igualmente o reforço de policiamento, um estudo para a instalação de videovigilância, reforço da iluminação e mudança de horários nocturnos dos estabelecimentos comerciais. Esta intervenção, que a autarquia candidatou junto do Instituto de Turismo a financiamento pelas contrapartidas anuais do Casino de Lisboa, envolve um investimento de 1,2 milhões de euros.

*Fonte: Ana Clotilde Correia / Lusa

Cuba

// Porto - 2001

Beny

// Back in the days







17.10.08

Cartel Thanks

// Colaborações

Um agradecimento aos que depois do apelo aqui deixado enviaram mails e material para publicar. O feedback tem sido positivo e espero que assim continue para este projecto crescer. Brevemente mais uma entrevista fresquinha...

Nomen

// Oeiras - 2008

Anty & Seb

// Maia - 2008

16.10.08

Bairro Alto limpo?

// Guerra ao graffiti no Bairro Alto

O Ministério Público e a Câmara Municipal de Lisboa vão, esta tarde, assinar um protocolo que visa acabar com o “graffitismo” ilegal no Bairro Alto em Lisboa.

O protocolo prevê o julgamento sumário para os detidos em flagrante a pintar ou a riscar as paredes do Bairro Alto. A outra possibilidade será o Ministério Público aplicar uma medida de suspensão provisória do processo, acompanhada de uma injunção de limpeza das paredes, ou seja, os prevaricadores ficam obrigados a limpar o que pintaram.

Este é um dos objectivos do Plano de Intervenção Urbana no Bairro Alto, que tem como objectivo proteger os direitos dos proprietários e acabar com o “graffiti” ilegal.

Em paralelo, António Costa vai criar uma galeria de arte urbana na subida do elevador da Glória. Aí serão colocados painéis de grandes dimensões para quem quiser usar o espaço.

*Fonte: Rádio Renascença

Clash Collective '08



// CLASH COLLECTIVE 08 - The Purple Cycle

17, 18 e 19 de Outubro 2008
Exposição inserida na CLASH Lisbon Extreme
Centro de congressos de Lisboa ( antiga FIL )



A área dedicada à arte urbana irá apresentar o CLASH Collective. Numa
exposição que tem como ponto de partida o tema ³The Purple Cycle².
O colectivo é composto por 12 artistas com estilos e linhas diferenciados,
mas que se complementam entre si.
Uma exposição que junta diferentes formas de arte urbana, que vão desde o
grafitti, a pintura em tela, ao stencil, customização e toy design,
trazendo novos conceitos e perspectivas a uma vertente artística
contemporânea com uma expressão cada vez maior.
Os resultados individuais e colectivos serão apresentados de forma dinâmica,
permitindo ao público observar e interagir com os conteúdos
originais representados em diferentes suportes, originando uma interacção
enérgica com o espaço.



// Colectivo

MOSAIK
http://www.mosaikone.blogspot.com

KLIT
http://www.fotolog.com/klit
http://www.myspace.com/klitone

QUILL
http://www.quillograma.net
http://www.fotolog.com/quill
http://www.myspace.com/bruno_quill

HESP
http://www.myspace.com/youngballista
http://www.fotolog.com/violenza_al_mano

João Rei "NAKED"
http://www.cantsurfnaked.com
http://www.myspace.com/cantsurfnaked

TETRIS
http://www.myspace.com/thundertetris

RAM
http://www.myspace.com/ramgraffiti

Gonçalo "MAR"
http://www.fotolog.com/mar_leg

DIRTY COP
http://www.dc-dirtycop.blogspot.com

ROKET
http://www.fotolog.com/roket

ZOSEN ( Barcelona )
http://www.animalbandido.com
http://www.tofulines.com

STUCK



// Clash Collective

clashcollective@me.com
comhttp://www.clash.pt
http://clashcollective.posterous.com/
http:// www.myspace.com/clash_collective
http:// www.flickr.com/photos/clashcollective